O Chihuahua é considerado o menor cachorro do mundo. Apesar disso, ele possui uma natureza forte e caça, em forma insuperável, pequenos roedores. É classificado como cão de salão e de luxo, e possui toda a graça travessa do Terrier. Como cão de guarda está sempre alerta. É extremamente fiel ao seu dono. Hoje em dia, é criado também em países de clima mais rigoroso com muito sucesso, mas a origem da raça é mexicana.

A cabeça deve ser grande, redonda e proporcional ao corpo, assim como os olhos. O stop (encontro do focinho com a testa) é profundo e largo. O focinho é curto e reto, afunilando na ponta. As pernas do Chihuahua têm tamanho médio. Ele possui em média 18 cm.

O peso médio do Chihuahua é de 0,5kg a 2,5kg. O seu corpo é enxuto, está sempre alerta, é vivaz, ágil e muito inteligente. Valente, é capaz de, corajosamente, enfrentar a cães maiores. É muito afetuoso com o dono, mas não tolera com facilidade os desconhecidos. Late furiosamente e dá o alarme ante o menor movimento suspeito. Os olhos são muito brilhantes e cheios. As orelhas são grandes e bem separadas entre si. Em estado de alerta mantém-se eretas. A pelagem do Chihuahua pode ser longa e ondulada (em exemplares mais raros), ou curta aderente e brilhante, na maioria dos exemplares.
Devido ao tamanho do Chihuahua, ele sente muito frio. Por isso, é bom colocá-lo para dormir em panos ou jornais sem tomar vento. Antes dos 60 dias é muito importante evitar que o filhote seja pisado.

Cuidados especiais: dar banho somente depois da última vacinação aos 4 ou 5 meses, 2 vezes por mês no verão e 1 no inverno.

Veja mais fotos:

.

.

.