CARACTERÍSTICAS:

O Cocker Spaniel Inglês é um cão muito ativo e alegre. Por estar sempre abanando a cauda também é chamado Merry Cocker (”merry” significa alegre em inglês). Esta raça é meiga e exuberante, o que pode sua posição entre os primeiros lugares no ranking do número de registros da CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia).
Seu porte médio também contribui para sua popularidade. Assim, esta raça adapta-se bem a apartamentos, mas precisa de doses regulares de exercícios.
O Cocker Spaniel tem pêlos lisos, que formam franjas ao longo do corpo e nos membros anteriores. Com a pelagem de comprimento grande, o Cocker Spaniel precisa de uma escovação diária muito cuidadosa, principalmente para remover sujeiras (como lama e galhos) de seus pêlos.
As orelhas de formato grande também exigem cuidados de higiene, prevenindo a otite. Alguns proprietários têm o costume de amarrar gentilmente as orelhas do Cocker durante as refeições.
Na década de 1980, a raça inspirou a criação da personagem Dama, do longa-metragem A Dama e o Vagabundo, de Walt Disney. O desenho animado tornou-se uma verdadeira coqueluche entre crianças e adultos.

Os Cockers têm uma variedade maravilhosa de cores. De fato, nenhuma outra raça oferece variedade tão grande. Cores sólidas são aquelas em que o cão é predominantemente: preto, dourado, fígado ou preto e tan (tan é considerado marcação e não segunda cor). Partcolor são aqueles em que as cores sólidas estão misturadas com o branco. Alertamos que exemplares de cores sólidas não deverão cruzar com exemplares de cores partcolor, pois poderá descaracterizar as cores e marcações permitidas pelo padrão FCI.

Veja mais fotos:

.

.

.

.