Descrição:

O Beagle é um cão de estatura pequena, mas de corpo musculoso e ágil. Mede entre 33 e 40 cm e possui um olfato notável, que lhe permite perseguir a presa com grande vivacidade e resistência.

Tem um crânio levemente convexo e uma cabeça quadrada, mas não grosseira. O focinho é de comprimento médio e pouco pontiagudo, com um nariz preto de narinas largas. Os olhos são castanhos e de expressão viva e inteligente. O pescoço é comprido e forte terminando num peito largo e robusto. As orelhas são compridas e pendentes.

Possuem coxas musculosas, pés redondos e fortes e uma excelente velocidade, conferindo-lhe excelentes características para a caça. A cauda está na linha do dorso e é mantida alta dando um aspecto alegre e dinâmico ao cão.

O pêlo é curto e denso, funcionando como um manto impermeável. Todas as cores dos hound são aceites, excetuando cor de fígado.

Temperamento:

O Beagle é um cão alegre, de espírito vivo e brincalhão. É uma ótima companhia para crianças, um dos melhores cães para os menores, pois se mostra bastante paciente perante os seus abusos.

São cães de matilha, que gostam de dividir a casa com outros cães. Já com outros animais menores é necessário alguma precaução, pois os seus instintos de caça afloram quando vêem gatos, coelhos, entre outros. Se for socializado desde pequeno pode conviver com eles, mas é sempre necessária supervisão quando estão juntos.

O Beagle é um bom cão para donos inexperientes, pois têm um grau baixo de dominância. São bons cães de alerta devido à voz grave e sonante que usam em alerta de estranhos. Os caçadores apreciam especialmente a  profundidade da sua voz, mas se deixar este cão sozinho em casa, os vizinhos podem não apreciá-la. O Beagle é bastante apegado à família e não gosta de ficar sozinho. Neste caso, o melhor é arranjar-lhe companhia.

.

Veja algumas fotos:

.

.

.

.

Post anterior:

Labrador Retriever