Você já deve ter ouvido que cachorros sempre choram a muito na primeira noite na nova casa. Mas isso não precisa ser uma regra. A primeira dica para a adaptação de seu cachorro ao novo lar é pega-lo pela manhã. Assim, ele terá todo o dia para explorar o lugar, descobrir o novo espaço, se acostumar com cheiros e clima.

Outra dica importante é pegar um jornal ou pano do canil quando for buscá-lo, que tenha o cheiro da mãe. Cubra cachorro com esse pano na hora de dormir. Isso o fará se sentir mais seguro e protegido. Um truque para deixar seu cachorro mais calmo durante a noite é colocar um relógio analógico – daqueles que fazem tic-tac – perto dele. O relógio pode simular as batidas do coração da mãe. Não mude a alimentação de seu cachorro nas primeiras semanas.

Até os 3 meses de idade os cachorros chegam a dormir 80% do dia. Eles estão em fase de crescimento e é importante que ele não seja acordado a toda hora ou pego de qualquer jeito. Por isso, tome cuidado com crianças, não deixe que elas façam dele um brinquedo. Evite também que o cachorro fique em locais com muito barulho ou pessoas transitando, além de nunca deixa-lo sozinho por muito tempo.

É fundamental que seu cachorro tenha um cantinho só dele, o tamanho desse espaço depende da raça e do clima – da disposição do dono… – com uma cama limpa, seca e quente. No local reservado para o cachorro fazer suas necessidades fisiológicas deve ter sombra e ventilação. Água fresca em abundância não pode ser esquecida.

Como todo filhote, o cachorro também é muito curioso e não tem noção de perigo. Então, cuide para que o cachorro não tenha contato fios elétricos, tomadas, plantas, material de limpeza e escadas.